Lançado pela Atari em 1983, Star Wars: The Arcade Game colocava o jogador na cabine de um X-Wing para reviver a corrida final do filme com gráficos vetoriais coloridos e vozes digitalizadas.
Vetores em primeira pessoa
Enquanto a maioria dos jogos era vista de lado ou de cima, Star Wars colocava você dentro do cockpit, atravessando o espaço em 3D vetorial colorido. TIE Fighters surgiam à sua frente, a superfície da Estrela da Morte passava embaixo e a trincheira final se fechava ao seu redor.
A voz dos personagens
O jogo trazia falas digitalizadas extraídas do universo do filme — Obi-Wan sussurrando 'Use a Força' e o esquadrão te orientando. Ouvir aquelas vozes saindo do gabinete, em 1983, era mágico e ajudava a transportar o jogador para dentro da batalha.
Três fases, um objetivo
A partida segue a estrutura clássica: enfrentar ondas de caças TIE no espaço, sobrevoar a superfície destruindo torres e, por fim, mergulhar na trincheira para acertar a pequena porta de exaustão. Acertar o tiro final — bônus altíssimo — destrói a estação e recomeça tudo, mais difícil.
A cabine dos sonhos
Havia versão em pé e uma versão 'sit-down' fechada, com manche (yoke) de verdade e som envolvente — a coisa mais próxima de pilotar um X-Wing que um fã podia ter num fliperama.
Como jogar
- Mouse: mirar a cabine
- Segurar botão esquerdo ou Espaço: disparar lasers
- Vigie o calor do laser — atire em rajadas!
- Clique ou Espaço: começar
Você sabia?
- Esta versão moderniza o visual com polígonos 3D sombreados, mantendo a identidade vermelho/verde do arcade.
- Os tiros esquentam um medidor: se superaquecer, o laser trava até esfriar — administre o gatilho no tiro final.
- Acertar todos os topos das torres na superfície rende um bônus generoso.